segunda-feira, 20 de abril de 2015

DIA DO DIPLOMATA

     Exatamente meus caros, hoje é melhor dia do ano, quando se comemora nacionalmente o dia do diplomata, também está sendo comemorado (no dia 18 de abril) o aniversário de 70 anos do Instituto Rio Branco que é a terceira academia diplomática mais antiga do mundo. Responsável pela ótima preparação dos diplomatas brasileiros em níveis de preparação profissional superiores à muitas nações desenvolvidas na atualidade.
     Para quem sabe pouco sobre a diplomacia brasileira, o papel de um diplomata, e quem foi esse homem de bigode que encontra-se na nossa atual moeda de 50  centavos e que tornou-se nome de diversas ruas e avenidas, e até uma capital, pelos diversos estados brasileiros, vou apresentar um breve resumo.
     O Barão do Rio Branco nascido como José Maria da Silva Paranhos Júnior, foi o Ministro das Relações Exteriores do Brasil entre 1902 e 1912 sendo  conhecido como um herói nacional por ter conseguido limitar as fronteiras nacionais do Brasil com seus vizinhos através de acordos e arbitragens internacionais de forma pacífica sem recorrer à guerras, resolvendo problemas históricos com seus Estados fronteiriços e ainda foi responsável pelo acordo com a Bolívia para anexação do Acre, assim, quando de sua morte  no fatídico 10 de fevereiro de 1912, em meio ao carnaval da capital do Brasil, o Rio de Janeiro, houve a comemoração de dois carnavais.
      A importância dessa personagem foi tão grande que é nacionalmente comemorado o dia do diplomata no ano de seu nascimento. O Instituto do Rio Branco foi criado em 1945 na comemoração do centenário  desse homem que sem armas conseguiu defender o Brasil frente aos Estados Nacionais.
      A Diplomacia é uma arte e ao mesmo tempo uma ciência que estuda formas de se relacionar entre um ou mais Estados com o intuito de evitar a guerra e os conflitos através do diálogo, o diplomata é responsável por desenvolver e colocar em prática à política externa do pais que representa, e tem cinco funções básicas do diplomata:

  1. representar o país;
  2. informar os acontecimentos mais relevantes no país onde se estiver atuando;
  3. negociar, no plano bilateral ou em foros multilaterais, questões de interesse nacional;
  4. estreitar as relações políticas, econômico-comerciais e culturais;
  5. prestar assistência aos brasileiros no exterior

     Aproveito essa comemoração para indicar alguns ótimos livros sobre a carreira diplomática no Brasil e sobre o Barão do Rio Branco:



http://funag.gov.br/loja/index.php?route=product/product&product_id=230&search=andre+amado


Seguem links úteis sobre o Ministério das Relações Exteriores Brasileiro e sobre o Instituto Rio Branco:

http://funag.gov.br/loja/index.php?route=product/category&path=60





2 comentários:

  1. Muito bom!
    "O Evangelho do Barão: Rio Branco e a Identidade Brasileira" é um livro que também parece tratar muito bem sobre a importância desse personagem.

    http://shopping.uol.com.br/o-evangelho-do-barao-rio-branco-e-a-identidade-brasileira-luis-claudio-villafane-g-santos_2478739.html#rmcl

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa dica, não conhecia esse livro, vou ler assim que conseguir um exemplar.

      Excluir